“Por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher”
Será?
Com variações – “ao lado”; “junto de” – tenho ressignificado essa expressão. Uma expressão que sempre me pareceu machista. Uma expressão que sempre me pareceu exigir, tanto de homens como de mulheres, um relacionamento tipo vitrine, tipo perfeitinho.
Também me pesava a expressão por seu tom acusativo. Como se o fracasso masculino fosse responsabilidade da mulher – junto dela ouvia muito que “a mulher faz o homem”. E aí se instalam crenças… e eu, no terceiro casamento – os dois anteriores foram um fracasso – prestando contas de minha incompetência como mulher à sociedade.
E hoje olhando esse casal – do qual sou a metade – entendo que fazemos isso juntos. A disposição de aprender e se transformar tem que ser dos dois e, se um não quer, o outro tem que voar. Sozinho. Sem peso. Não há fracasso 🦋
E hoje compreendo que tem o lance da energia. Masculino e feminino são regidos por energias que, opostas, se complementam.
E vou aprendendo a fazer as pazes com o feminino e o masculino que habitam em mim.
Assim, hora estou atrás, orientando e fortalecendo. Hora estou na frente, desbravando e realizando. Hora estou ao lado, planejando e compartilhando 🌻
E vou adiante… aprendendo de mim mesma, trazendo luz às minhas sombras, aprendendo a ser quem nasci para ser 🙏🏽