Bolo

Esse bolo tem história! Leia com atenção e a receita será sua!

Pra reduzir as distrações bobas que andam rondando por aqui, resolvi organizar algumas coisas. No caminho da organização tinham 3 laranjas e 1 limão murchos. Resolvi que eles iriam compor um bolo.

Espremi as laranjas e o limão. Coei pq não queria as sementes. Achei uma receita que dizia q eram necessários 4 ovos, mas eu não tinha ovos. Então fiz farinha de linhaça – triturei a linhaça no liquidificador – e juntei 4 colheres dessa farinha com 1/2 copo de água. Deixei uns 10 minutos de molho, enquanto eu procurava o que mais tinha pra colocar nesse bolo.

Achei um restinho de óleo de girassol – consegui 1/2 xícara e ainda tinha algum açúcar demerara – consegui 1 xícara. Bati tudo isso no liquidificador.

Eu costumo usar um mix de farinhas que eu mesma monto, mas tem uns dias eu resolvi comprar uma pronta, em nome da praticidade. O problema é q essa pronta tem goma xantana e eu não curto muito pq a dose tem q ser bem acertada, se não for, a massa fica um reboco.

Mas, seguindo: despejei o conteúdo do liquidificador em uma vasilha e misturei uma xícara desse mix de farinhas sem glúten. Ficou reboco 🤪

Acrescentei mais um copo de água (o sumo das frutas deu quase um copo cheio), mas ainda assim ficou pesada.

Pensei em procurar se ainda tinha alguma farinha pra trazer leveza: amido de milho ou fécula de batata.

Ingressando no armário, percebi um inseto. Aliás, uns insetos – todos da mesma família pelo jeito – e descobri um pacote de farinha de grão de bico completamente bichado. Era só jogar fora, né?

Mas… o pacote arrebentou, a farinha espalhou, os bichinhos fizeram a festa. Achei amido de milho: consegui 1/2 xícara. Juntei na massa.

Ahh mas antes eu juntei a farinha bichada e joguei fora – essa não entrou no bolo. Nem os bichinhos: é um bolo vegano 🤭

Misturei o amido de milho. Quando a massa estava bem homogênea coloquei uma colher de sopa rasa de fermento de bolo.

O forno já estava quente, a 180°. O forno eu precisei trocar de lugar pq a tomada dele estragou.

Assei por 35 minutos a 180°.

Enquanto assava, limpei o armário.

Aproveitei pra organizar dentro e fora. #cozinharcomliberdade